Teste de colisão avalia proteção aos ciclistas

NotíciasNovidadesTecnologia


Escrito por:

Avaliações com os capacetes revelam os tipos de lesões sofridas pelos usuários.

A Volvo desenvolve sistema que detecta a proximidade de ciclistas.

A Volvo fez uma parceria com a POC, marca sueca de esportes e segurança, para promover uma série de testes de colisão de capacetes de bicicleta contra os automóveis. A experiênia faz parte de um novo projeto de pesquisa no sentido de oferecer mais proteção aos ciclistas.

O trabalho consiste em vários testes de impacto realizados no centro de pesquisa de segurança da Volvo, em Gotemburgo (Suécia). A ideia é verificar os tipos de lesões sofridas por ciclistas a longo prazo.

Durante os testes, os capacetes de bicicleta POC são colocados em bonecos montados em uma plataforma. De lá, são lançados em diferentes áreas e ângulos do capô de um carro estático e em movimento.

Nos testes, os capacetes são arremessados contra o capô do carro.

As avaliações são baseadas em procedimentos existentes em testes regulatórios para proteção de pedestres, permitindo que Volvo e POC tracem uma comparação direta entre usar e não usar capacete.

Segundo a Volvo, os procedimentos atuais de testes de capacetes ainda se mostram ineficazes. Eles são arremessados de diferentes alturas em superfícies planas ou em ângulo, sem levar em consideração acidentes com veículos e bicicletas.

Os resultados do projeto ajudarão a POC a tornar seus capacetes mais seguros e protetores em um acidente envolvendo carro e bicicleta. Ao mesmo tempo, fornecerão subsídios importantes para a Volvo no desenvolvimento de recursos de segurança em seus automóveis.

Um deles é um sistema com câmeras e radares para detectar ciclistas, avisar o motorista de uma colisão iminente e aplicar o freio automático caso seja necessária uma ação extra.

“A Volvo sempre simula situações de tráfego para desenvolver tecnologias que possam aumentar ainda mais a segurança do usuário”, afirma Malin Ekholm, chefe do Volvo Cars Safety Center.

 

Crédito das fotos – Divulgação/Volvo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *