Tecnologia 5G deixará automóveis mais inteligentes

NotíciasNovidadesTecnologia


Escrito por:

Recursos avançados, como a plataforma C-V2X, permitirá que veículos “conversem” entre si e com sinais de trânsito.

As centrai multimídias de veículos da BMW, por exemplo, estarão mais conectadas com o mundo externo.

A definição mais exata dos automóveis de um futuro bem próximo é que eles serão smartphones sobre rodas. A tecnologia 5G dará uma grande contribuição nesse sentido, pois permitirá, por exemplo, que os veículos autônomos se comuniquem entre si sem falhas, com sinais de trânsito e outros equipamentos.

Essa comunicação será possível graças a plataforma C-V2X, que usa as mesmas redes 5G dos telefones celulares. Os veículos autônomos não só transmitirão dados de localização, velocidade e direção como também poderão negociar passagem em cruzamentos com o sinal Pare ou troca de pistas.

Ao “conversar” com sinais de trânsito, o automóvel terá condições de sincronizar uma viagem com luzes verdes de semáforos sem intervenção humana.

No futuro, a tecnologia 5G tornará os veículos autônomos mais inteligentes e independentes e a plataforma C-V2X vai explorar todo o potencial da autocondução.

O consórcio 5GAA, que apoia o desenvolvimento da plataforma C-V2X, possui 120 integrantes, como Audi, BMW, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Nissan, Volkswagen e Volvo. Todos estão estudando o potencial da tecnologia 5G aplicado nos carros.

5G também pode transferir volume bem maior de dados que o 4G, permitindo aos carros compartilharem informações dos sensores, como entrada de câmeras de vídeo e radares.

Em 2022, os veículos da Ford receberão a plataforma C-V2X. Com ela, ficará mais fácil entrar no carro e ser reconhecido pelo sistema. O chip inteligente também funcionar à distância. Mas fabricantes mantêm em sigilo suas estratégias para avançar no tema.

A Volkswagen selou um acordo global com a Microsoft, a fim de desenvolver os carros conectados da marca. Um time de engenheiros vem trabalhando no tema e desenvolvendo uma série de produtos.

 

Foto

Crédito – Divulgação/BMW

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *