Subaru lança quinta geração do Forester

LançamentosNotíciasNovidades


Escrito por:

Novo Subaru Forester celebra os 20 anos de existência do SUV.

O design do carro contempla linhas mais arredondadas.

Os 20 de existência do Subaru Forester não poderiam passar batidos. A marca acaba de lançar a quinta geração do SUV, que recebeu linhas mais arredondadas, novos conjuntos de iluminação de LED (faróis, faróis de neblina e lanternas) e mais tecnologia.

O motor continua sendo o boxer 2.0 16V a gasolina, de 156 cv de potência e 20 kgfm de torque, que atua associado ao câmbio CVT que simula sete marchas. Engana-se, porém, quem achar que o motor não passou por nenhuma mudança. Segundo a Subaru, 80% das peças foram redesenhadas, deixando-o 12 kg mais leve do que a versão anterior. Isso representa mais agilidade na cidade e na estrada.

A lanterna foi redesenhada e agora está em forma de C.

A família também vai aprovar o conforto da quinta geração do Subaru Forester. Feito sobre a moderna plataforma Subaru Global Platform (SGP), ele cresceu no comprimento (agora mede 4,62 m) e na largura (indo a 1,81 cm), além da distância entre-eixos de 2,67 m. A capacidade do porta-malas também aumentou de 505 para 520 litros. Para facilitar o transporte de bagagens, a Subaru ampliou a área de abertura da tampa do porta-malas e deixou o piso do compartimento mais plano.

O novo Subaru Forester é equipado com central multimídia redesenhada e bastante intuitiva, com tela de 8 polegadas e compatível a Apple Car e Android Auto. Já a tecnologia Subaru Intelligent Drive (SI-Drive) permite ao motorista selecionar as características de condução do veículo nos modos Intelligent (para dar mais conforto e economia de combustível) e Sport (com respostas rápidas).

Detalhes cromados no interior realçam a esportividade.

O recurso X-Mode pode ser acionado por meio de um novo seletor rotativo e, com ele, o SUV transpõe caminhos cobertos de lama sem o risco de atolar. O X-Mode também trabalha nos modos Snow/Dirt (terra, areia ou cascalho) e Deep Snow/Mud (lama ou barro).

O novo Forester traz ainda a avançada tecnologia de segurança Eyesight, mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado. Nele, duas câmeras estéreo capturam imagens tridimensionais coloridas a atuam em conjunto com freio, piloto automático e acelerador.

Os dois sensores do sistema Eyesight ficam no para-brisa dianteiro.

O recurso tem várias funções:

  • Sistema de frenagem pré-colisão: avisa o risco de colisão ao motorista que, se mesmo assim não realizar alguma ação de desvio, o Eyesight aciona o sistema de frenagem.
  • Controle adaptativo de velocidade: as câmeras funcionam em conjunto com os sistemas de gerenciamento de motor, transmissão e freios, para garantir que o veículo mantenha uma distância segura do carro da frente.
  • Gerenciamento de aceleração pré-colisão: se o motorista engatar por engano uma marcha a frente em vez da ré ao tirar o carro de uma vaga, por exemplo, o sistema emite alertas sonoro e luminoso no painel.
  • Aviso de mudança de faixa: quando o sistema detecta oscilações e a velocidade do modelo é de, aproximadamente, 60 km/h ou superior ele avisa o motorista dessa anomalia de condução acionando um aviso sonoro e uma luz indicadora.
  • Alerta de zigue-zague na pista: a função detecta o desvio não intencional do veículo causado pela fadiga do motorista.

A quinta geração do Subaru Forester chega ao mercado com dois valores: R$ 159.990 sem o sistema Eyesight e R$ 169.990 com o Eyesight.

 

Fotos

Créditos – Divulgação/Subaru

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *