Realidade virtual ajuda na relação entre motoristas e ciclistas

NotíciasNovidadesTecnologia


Escrito por:

Programa da Ford tenta promover convivência mais pacífica e segura no trânsito.

Quem participou da experiência revelou disposição de mudar os hábitos ao volante.

Nem sempre a relação entre motoristas e ciclistas é das mais amistosas. Cada um ocupa seu espaço nas ruas e julga ter mais direitos que os outros. Para tentar promover a empatia entre eles, a Ford criou uma experiência de realidade virtual com o propósito de aumentar a segurança no trânsito.

O programa da Ford, batizado de WheelSwap (Troca de Direção), está em desenvolvimento na Europa e tem a parceria de empresas frotistas. Ele foi criado com a agência londrina Happy Finish e ganhou seis prêmios, incluindo o European Excellence Awards.

Usando óculos especiais, os motoristas de entregas podem ver o trânsito do ponto de vista de um ciclista no espaço virtual. Das 1.200 pessoas que participaram da experiência, 91% revelaram disposição de mudar de comportamento ao volante.

O desejo não ficou só nas palavras. Levantamento feito duas semanas após a simulação mostrou que 60% de motoristas e ciclistas realmente já mudaram seus hábitos de dirigir, em busca de uma convivência mais pacífica.

Relatório do Centro de Pesquisa de Economia e Negócios da Europa apontou que, de 2013 a 2018, o número de vans em circulação aumentou mais de 10% nos principais países do continente, chegando a 25,7 milhões. A Ford é líder no segmento de vans, com a linha Transit, ao mesmo tempo em que investe em novas soluções de mobilidade.

“É importante que todas cheguem aos seus destinos com segurança. Apoiamos a diversidade nas soluções de mobilidade e a ampliação do uso de bicicletas para entrega de encomendas em áreas urbanas”, diz Tom Thompson, líder do projeto na Ford Mobility. “Queremos incentivar o espírito de compreensão e respeito entre todos os usuários, estejam eles sobre quatro ou duas rodas.”

 

Foto

Crédito – Divulgação/Ford

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *