Os riscos de instalar acessórios no carro

Segurança


Escrito por:

Acrescentar itens que não são originais pode afetar a segurança do veículo.

O projeto de um automóvel sempre é desenvolvido para favorecer a segurança dos ocupantes em um acidente e minimizar possíveis ferimentos. Não é à toa que cintos de segurança e airbags são itens indispensáveis. Mas adicionar acessórios no carro sem critério algum pode colocar a integridade dos passageiros em risco. Por isso, qualquer mudança exige cautela.

“Alterações nos equipamentos devem ser feitas por um especialista, que é capaz de avaliar a possibilidade da perda de dirigibilidade, diminuição da segurança e perda de garantia de fábrica”, afirma Emerson Feliciano, superintendente técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi-Brasil). Confira cinco dúvidas sobre acessórios no carro e customizações que aumentam as chances de lesões em caso de acidentes:

humonia/iStockphoto

O porta-celular ou carregador pode ficar no painel do carro?
Os suportes de smartphones não devem obstruir a visão dos motoristas em curvas e nem ser fixados em locais onde está indicada a sigla do airbag. Em situação de acionamento das bolsas, os objetos serão arremessados com força contra motorista e passageiros.

Existe algum risco ao trocar a forração dos bancos dianteiros e traseiros?
Não há impeditivo na troca, desde que a forração não encubra a área de abertura dos airbags laterais, que geralmente estão instalados nos encostos dos bancos dianteiros. Assim, certifique-se de que o serviço está de acordo com os padrões adotados pela montadora.

jinjo0222988/iStockphoto

A capa massageadora aumenta as chances de ferimentos em acidentes?
Acessório muito utilizado por motoristas profissionais, como taxistas e caminhoneiros que passam horas ao volante, a capa dá uma sensação de bem-estar ao ativar a circulação sanguínea. Mas ela pode alterar a sensibilidade do condutor, limitando sua percepção quanto ao desempenho do carro. Em curvas e frenagens bruscas, a capa massageadora afeta a retenção do motorista junto ao banco, comprometendo a eficiência do cinto de segurança. É importante avaliar se o item não interfere no funcionamento do airbag lateral, uma vez que é preso no encosto do banco.

O rebaixamento do carro é seguro?
Rebaixar o veículo pode prejudicar a estabilidade, o trabalho da suspensão, da carroceria e até dos pneus. A direção fica mais desconfortável devido à falta do amortecimento.

bizoo_n/iStockphoto

Farol de xênon ilumina mais?
Quando não é item original do veículo, esse tipo de iluminação causa ofuscamento da visão do motorista. A intensidade da luz do xênon provoca danos aos olhos, deixando o condutor que vem no sentido contrário com a visibilidade prejudicada de um a três segundos — tempo suficiente para causar acidente. Além disso, substituir a lâmpada do carro por modelos diferentes é passível de multa, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *