Os danos causados pelo combustível adulterado

NovidadesSeu Carro


Escrito por:

Veja os estragos que a gasolina e o etanol de qualidade duvidosa podem provocar no carro.

Sempre abasteça seu carro em postos de serviço de bandeiras conhecidas.

Na hora de abastecer o carro, você se sente atraído por um posto de serviço com preço abaixo da média cobrada pelo mercado. Tome muito cuidado, porque a procedência da gasolina ou do etanol pode ser para lá de suspeita. É bem possível que o combustível esteja adulterado, ou seja, que tenha recebido a mistura de solventes e até de água.

O que parecia uma pechincha é capaz de se transformar em pesadelo para seu bolso, caso o motor apresente problemas. Confira seis sinais de que o combustível colocado no tanque não é dos mais confiáveis.

1. Luz de alerta

Quando o ícone do motor se acende no painel é porque há algo de errado no sistema de injeção eletrônica. O combustível adulterado é o principal suspeito. O sistema controla a admissão de combustível e calcula a mistura com o ar, podendo entrar em pane com gasolina e etanol de péssima qualidade. Se a luz se acender logo após você sair do posto, desconfie.

2. Consumo exagerado

A queda da média de consumo do veículo – que pode chegar a 30% — também é uma evidência de que o combustível foi adulterado. Assim, ao abastecer o tanque preste atenção se o automóvel está mais beberrão.

3. Perda de potência

Além do consumo elevado, o carro passa a apresentar perda de potência. Não rende como antes quando você pisa no acelerador.

4. O carro engasga

Fique atento se o carro começa a engasgar, como se o motor estivesse tossindo. Essa falha pode ser provocada pelo combustível adulterado.

5. Óleo contaminado

No momento da troca de óleo, repare nas condições do líquido que sai do cárter. As características podem se alterar por causa da gasolina e do etanol misturados com outros produtos.

6. Componentes danificados

Entupimento dos bicos injetores, velas estragadas, sensores contaminados, filtros saturados e bomba de combustível comprometida. O combustível adulterado causa uma série de estragos, exigindo que o dono do carro desembolse um bom dinheiro para os reparos. Assim, abasteça sempre em postos de confiança e de bandeiras conhecidas e exija a nota fiscal do serviço.

 

Crédito: pitrs/iStockphoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *