FCA estreia maior estúdio da América Latina

NotíciasNovidades


Escrito por:

Design Center Latam criará modelos da Fiat, Jeep e RAM.

A equipe do Design Center Latam tem designers, engenheiros, sociólogos e psicólogos.

A Fiat Chrysler Automóveis (grupo FCA) inaugurou, em Betim (MG), o Design Center Latam, considerado o maior estúdio de design automotivo da América Latina. Com 150 profissionais responsáveis pela criação de novos projetos, o espaço ocupa área de 2.700 m² e é resultado de investimentos de R$ 11,4 milhões.

O novo Design Center traz em seu histórico 17 anos de atividades do antecessor Centro Estilo Fiat do Brasil, que desenvolveu 15 modelos e oito carros-conceito, todos da Fiat e voltados aos mercados brasileiro e latino-americano.

“Agora, essa área torna-se multibrand e vai encarar novas ideias, formas e materiais para as marcas Fiat, Jeep e RAM destinadas à América Latina”, afirma o diretor do Design Center Latam, Peter Fassbender.

Todos os produtos da FCA são desenvolvidos pelos times globais. Com uma equipe formada por designers, engenheiros, sociólogos e psicólogos, o Design Center Latam mantém intercâmbio com os polos de desenvolvimento da FCA na América do Norte, Europa e Ásia.

“Os profissionais brasileiros participam de imersões nos estúdios da FCA no exterior e vice-versa. Essa interação sempre resulta em grandes ideias”, afirma Fassbender.

O novo estúdio criará carros de todas as marcas da FCA.

O diferencial do maior estúdio da América Latina é o laboratório User Experience (UX), com simuladores criados especialmente para testar soluções de interfaces e conectividade. Essas ferramentas são uma forma de colocar o usuário dentro do processo de desenvolvimento e entender seu nível de interesse sobre o automóvel.

O simulador reproduz de maneira realista condições variadas de direção, como ultrapassagem e a presença de pedestres. Os dados são cruzados com aceleração e freada por meio de Inteligência Artificial. “Ficamos atrás da sala de espelho, avaliando a reação das pessoas a determinados inputs. O feedback do que funciona e dos gaps na experiência do usuário ocorre em tempo real”, diz Fassbender.

A plataforma é modular, permitindo a troca de componentes da Fiat, Jeep e RAM com rapidez. Outra ferramenta do UX Lab é o simulador em realidade virtual, para avaliar acabamentos interno e externo, como cores e texturas. O recurso é bastante utilizada na fase inicial dos projetos, antes da construção dos modelos físicos.

O novo Design Center Latam conta também com a Sala Virtual, equipada com projetor laser de tecnologia avançada. Ali, são projetados em alta resolução o veículo em tamanho real e os detalhes específicos de textura.

Simuladores reproduzem com realismo situações do dia a dia do trânsito.

Integrado à Sala Virtual e ao UX Lab, o Showroom é o palco de apresentações das fases dos projetos em desenvolvimento, até chegarem à aprovação final. Já o Integrated é uma área de 674 m² dividida em dois ambientes, destinados à construção de modelos em massa Clay.

Segundo a FCA, nova onda de investimento está prevista para os próximos anos, que contemplará a construção de um segundo prédio, ao lado do atual, a fim de abrigar os equipamentos de usinagem e impressora 3D.

 

Fotos

Créditos – Divulgação/FCA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *