Exemplar raro do BMW 1600 GT conversível é restaurado

CuriosidadesNotícias


Escrito por:

BMW Group Classic reforma o remanescente de modelo de 1967.

O BMW 1600 GT 1967 é o único remanescente do conversível.

Algumas montadoras não se ocupam exclusivamente na fabricação de automóveis. Elas também preservam os que já foram produzidos muito tempo atrás. A BMW Group Classic, área da marca alemã dedicada a manter a tradição de seus veículos, acaba de incorporar em sua coleção o único exemplar do BMW 1600 GT conversível 1967.

A equipe da fábrica da BMW, em Dingolfing (Alemanha), trabalhou diretamente na restauração do conversível de quatro lugares, pintado na cor prata para contrastar com o capô vermelho. O BMW 1600 GT é um representante da época em que a BMW fez a transição de uma montadora de nicho para uma fabricante de automóveis de produção em massa, com reputação internacional.

Trata-se do remanescente de dois protótipos originais que a BMW encomendou ao designer italiano Pietro Frua. A ideia de lançar um conversível veio dos Estados Unidos, quando o importador Max Hoffmann sugeriu o desenvolvimento de novas versões.

Em 1967, Frua entregou uma carroceria montada sobre um chassi com assoalho reforçado. Em seguida, o BMW 1600 GT conversível entrou para os registros de fabricação, mas a produção em série jamais saiu do papel.

O carro recuperou todas as suas características originais.

Os dois carros deixaram as dependências de Dingolfing pela primeira vez. Um deles teve um triste fim: foi descartado depois de um acidente durante um test-drive.

O outro BMW 1600 GT, porém, foi entregue a Herbert Quandt, o maior acionista da BMW na época. O carro permaneceu em poder da família Quandt por muitos anos até ser repassado a outros proprietários particulares, entre eles uma modelo de Munique. Tempos depois, o conversível encontrou abrigo no Centro Allianz de Engenharia, em Munique.

Quando os especialistas do BMW Group Classic souberam da existência do raro modelo, surgiu a ideia de deixá-lo na condição original. O processo de aquisição foi iniciado e o BMW 1600 GT conversível passou, então, por uma minuciosa restauração.

A reforma do carro tornou-se parte do treinamento de aprendizes que almejam ser mecânicos de carroceria e manufatura de veículos. A BMW Group Classic deu o suporte para a compra de peças originais e a remanufatura de componentes que não estão mais disponíveis.

Fotos

Créditos – Divulgação/BMW

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *