Diferenças entre seguranças ativa e passiva

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Desenvolvimento da tecnologia automotiva busca evitar acidentes ou minimizar seus impactos.

O espelho retrovisor é um dos itens de segurança ativa do carro.

Os sistemas de segurança presentes nos automóveis têm o objetivo de proteger a integridade de motoristas, passageiros e pedestres. Eles são classificados como itens de segurança ativa e segurança passiva.

A diferença entre eles é que a segurança ativa é proporcionada por equipamentos desenvolvidos para evitar acidentes, como buzina, faróis, pisca-alertas, retrovisores, freios com ABS e sistemas de tração e suspensão.

segurança passiva diz respeito aos dispositivos do veículo que tentam minimizar os danos em caso de colisão, como airbags, cintos de segurança, carroceria com deformação programada, barras de proteção lateral nas portas e controle de estabilidade. Esses itens atuam em conjunto a fim de assegurar uma direção tranquila.

Os dispositivos de segurança passiva, como airbags, existem para minimar os reflexos de um acidente.

A evolução a passos largos da tecnologia automotiva é responsável pelo desenvolvimento de uma série de itens para reforçar ainda mais a segurança no trânsito.

Um dos dispositivos tecnológicos é o piloto automático autônomo, que freia, acelera e dirige o automóvel por meio de um sistema que combina radares e câmeras. Com ele, o carro é capaz até mesmo de fazer as curvas sem a intervenção do motorista.

Além dos tradicionais airbags, algumas marcas – como a Volvo – criaram bolsas de ar destinadas aos pedestres para evitar ferimentos grave em atropelamentos. Esse item de segurança passiva é inflado caso haja uma colisão, amortecendo o impacto da pessoa sobre o para-brisa do carro.

Outro recurso é o sensor para impedir que o motorista durma ao volante. Ao monitorar o padrão de direção do condutor, a tecnologia o desperta com sinais sonoros, vibrando ou freando o carro se não houver resposta. Trata-se de um item importante para quem passa muitas horas dirigindo no dia a dia.

Nem sempre o motorista muda de faixa de rodagem porque quer. Muitas vezes, por distração ou cansaço, ele invade a pista ao lado involuntariamente, aumentando o risco de bater em outro carro. Para prevenir esse rico, um sistema de câmeras identifica as linhas laterais da pista e avisa se o veículo está se deslocando na direção delas.

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