Cuidado com a suspensão de seu carro

Dicas de Manutenção


Escrito por:

Rangidos e instabilidade do veículo significam que o sistema de suspensão está com algum defeito.

 

Faça a revisão periódica do sistema de suspensão conforme o descrito no manual do proprietário.

 

Se o seu carro puxa para o lado, apresenta certa instabilidade e desgaste prematuro dos pneus ou tem rangidos na direção, saiba que alguma coisa na suspensão está errada. Preste atenção nos “avisos” que esse importante sistema do automóvel vem disparando para fazer a manutenção necessária.

suspensão existe para assimilar as imperfeições do piso e absorver impactos sem danos para o equilíbrio do carro e o conforto de seus ocupantes. No entanto, passar sistematicamente por ruas com buracos ou asfalto precário em média ou alta velocidade vai prejudicando o conjunto com o passar do tempo.

A revisão do sistema de suspensão deve acontecer a cada 10.000, 15.000 ou 20.000 km, conforme descrito no manual do proprietário de cada modelo. Nesse momento, alinhamento e balanceamento também são necessários, porque um carro desbalanceado pode desencadear outros problemas.

Um deles é o desgaste irregular dos pneus. Confira o estado deles periodicamente. Um lado com a borracha mais comprometida que o outro significa problemas de regulagem de geometria.

Vibração no volante também é sinônimo de rodas desbalanceadas e é preciso fazer a correção antes que a falha atinja outras peças do sistema de suspensão.

Para poupar a suspensão, reduza a velocidade ao passar por lombadas e as transponha sempre com o carro reto, jamais na diagonal. Além disso, evite excesso de peso, que compromete o trabalho das molas do sistema.

Os amortecedores – uma das peças mais importantes do sistema de suspensão — também precisam estar em ordem, sem desgaste ou vazamentos. Em caso de troca, nunca substitua apenas um amortecedor. A reposição precisa ocorrer sempre aos pares.

 

Créditos

golubovy/iStockphoto    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *