13 dicas para deixar a manutenção do carro em dia

Dicas de ManutençãoNovidadesSeu Carro


Escrito por:

O que é preciso conferir para manter seu veículo sempre em ordem.

Você não deve esperar a revisão periódica para deixar a manutenção do seu carro em dia. Com frequência, é possível checar os “órgãos vitais” do veículo para saber se existe algo a ser feito. Veja 13 dicas importantes de manutenção do veículo.

1 – O óleo do motor
A cada dez dias, antes de ligar o carro, você mesmo pode retirar e limpar a vareta do óleo do motor para medir o nível do líquido. Depois, coloque a vareta e tire novamente, a fim de observar se a marca do óleo está entre o mínimo e o máximo. Se estiver no mínimo, providencie a reposição.

2 – Fluido de freio
Confira o tempo certo da troca do fluido de freio conforme a recomendação do fabricante. Quando o fluido está abaixo do mínimo de espessura indicado, será preciso substituir também as pastilhas de freio.

3 – Correia dentada
Usar o carro com a correia dentada avariada é perigoso, porque o motor corre o risco de sofrer sérios danos, como furos nos pistões e empenamento das válvulas. Nesses casos, o conserto é bem caro. Os prazos de troca da correia dependem de cada modelo, mas devem acontecer aos 30.000 ou  50.000 km.

4 – Água do radiador
Verifique sempre a água do radiador com o motor frio. É importante que ela esteja entre o mínimo e o máximo para que o componente trabalhe bem.

5 – Velas de ignição
Velas danificadas ou envelhecidas levam o carro a perder desempenho e gastar mais combustível. Em geral, a reposição deve ocorrer entre 20.000 e 30.000 km.

6 – Pneus e rodas
Calibre os pneus a cada 15 dias no máximo e não se esqueça de promover o rodízio depois de rodar cerca de 10.000 km.

7 – Filtros
Os filtros de ar precisam ser repostos quando não estiverem mais realizando a vazão do ar no motor. Os filtros de combustível são trocados a cada 10.000 km e os de óleo devem ser substituídos alternadamente com os de óleo do motor.

8 – Amortecedores
Os amortecedores duram, em média, 30.000 km. Sempre faça a troca em pares, ou seja, dos dois lados do mesmo eixo, para que a suspensão do veículo trabalhe de forma homogênea.

9 – Bateria
Hoje, a maioria das baterias não exige adição da água. Dessa forma, confira apenas se os cabos estão limpos e bem presos ao polo. Ao deixar o carro parado por um longo período, desligue o cabo para que a bateria não descarregue.

10 – Alinhamento e balanceamento
Fazer o alinhamento e balanceamento é importante para aumentar a vida útil de pneus e componentes da suspensão. O alinhamento serve para fazer eventuais correções na direção, caso o veículo esteja pendendo para um lado. O balanceamento de rodas e pneus impede trepidações do carro em altas velocidades.

11 – Palhetas
Em climas mais quentes, a borracha do limpador de para-brisa costuma ressecar e deixa de funcionar com eficiência em dias chuvosos. Por isso, substitua as palhetas para não riscar o vidro do carro.

12 – Consumo
Não deixa o tanque de combustível na reserva, pois eleva o consumo de combustível. Além disso, o excesso de ar no reservatório causa evaporação do combustível. Mantenha o tanque sempre com o nível acima da metade.

13 – Ar-condicionado
Desligue o ar-condicionado cinco minutos antes de chegar ao seu destino e mantenha só o ventilador no máximo. Com isso, o sistema do ar secará e evitará o acúmulo de bactérias.

Créditos:

Foto 1: muto/iStockphoto

Foto 2: tuaindeed/iStockphoto

Foto 3: simson33/iStockphoto

One Reply to “13 dicas para deixar a manutenção do carro em dia”

  1. Muito legal, parabéns aos responsáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *