10 dicas para viajar de carro no Carnaval

DicasNovidades


Escrito por:

Verificar se o veículo está em ordem e seguir as leis de trânsito são cuidados indispensáveis.

Tenha todo o cuidado possível para preservar a segurança de sua família.

O Carnaval já está aí e as estradas ficam cheias com as famílias viajando de carro para curtir o feriadão. Antes de encarar as rodovias, porém, é preciso seguir algumas recomendações para evitar imprevistos durante o passeio. Veja 10 dicas para viajar de carro no Carnaval sem o fantasma de que algo de errado aconteça.

  1. Planeje sua viagem

Ao definir o destino, informe-se qual é a estrada mais recomendada e se ela está em boas condições. Verifique se a documentação do veículo está em ordem e leve contatos de emergência, como o telefone da companhia seguradora.

  1. Carro revisado

Jamais inicie a viagem sem a manutenção preventiva do automóvel. Faça uma checagem minuciosa de pneus (se algum estiver careca, providencie a troca), freios, fluidos (incluindo o óleo do motor), faróis e lanternas, limpadores de para-brisa, bateria e correias.

  1. Informe-se sobre o congestionamento

Antes de sair de casa, consulte o trajeto que você pretende fazer nos aplicativos de trânsito e navegação. Se houver congestionamento e se você tiver crianças pequenas, vale a pena esperar um pouco mais para a situação melhorar.

  1. Bagagem organizada

Não exagere na bagagem. Lembre-se que cada veículo possui um limite de peso para carga, que consta no manual do proprietário. Extrapolar essa capacidade compromete o desempenho do carro e arrisca a segurança dos passageiros. Não deixe nenhum objeto solto porque, em caso de batida, ele pode se transformar numa arma contra os ocupantes.

  1. Dentro dos limites de velocidade

Respeite as leis de trânsito e os limites de velocidade das estradas. Talvez você demore um pouco mais para chegar ao destino, mas certamente fará uma viagem muito mais segura e tranquila.

  1. Atenção redobrada nas ultrapassagens

Jamais faça uma ultrapassagem sem total segurança. Observe se a faixa da sua via é descontínua e se na outra pista há espaço suficiente para a manobra. Antes de passar um caminhão, esteja certo que o motorista percebeu sua intenção.

  1. Farol ligado

Não esqueça de ligar os faróis nas estradas mesmo durante o dia. Andar com o sistema de iluminação do carro apagado é passível de multa de R$ 130,16.

  1. Transporte de pets

Os animais de estimação precisam ser levados em caixas apropriadas ou com cinto de segurança peitoral. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é infração grave viajar com os pets de maneira incorreta.

  1. Cuidado com as crianças

Bebês de até um ano precisam estar no bebê conforto, de costas. Os pequenos de um a quatro anos devem ficar sentados na cadeirinha e presas com cinto, ao passo que as crianças entre quatro e sete anos devem ser acomodadas em assentos com elevação. Já crianças de 7 a 10 anos utilizam apenas o cinto de segurança do banco traseiro.

  1. Beber nem pensar

Grande parte dos acidentes nas estradas é provocada por motoristas que dirigem após beber. Nem pense em misturar álcool e direção.

Foto
Crédito: monkeybusinessimages/iStockphoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *